Páginas

segunda-feira, agosto 06, 2007

Vida e obra de Maquiavel

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, na Itália, no ano de 1469. Era filho de um advogado e membro de proeminente família italiana. Durante a juventude, Florença era governada pelo famoso Lorenzo Medici, o Magnífico. Em 1492, Medici morreu e sua família foi expulsa de Florença, que se tornou uma república em 1498. Aos 29 anos de idade, Maquiavel conquistou um alto cargo na administração civil da república. Ao longo dos quatorze anos seguintes, ele participou de diversas missões diplomáticas, tendo viajado pela França, Alemanha e pelo interior da Itália. É autor do livro O Princípe, clássico da filosofia política.

“As ofensas devem ser feitas de uma só vez”

“Os fins justificam os meios”

Não importa o jeito, mas é preciso se manter no poder a qualquer custo. Daí as diversas táticas para vencer as eleições, aprovar projetos e indicar apadrinhados. Políticos atuais arrecadam dinheiro com empresas privadas (empreiteiras, por exemplo) e usam a verba para injetar na campanha e comprar votos. O fim (ganhar a eleição) é que justifica o meio (comprar votos, realizar caixa 2). Exemplos atuais não faltam, caso do mensalão, denunciado como esquema para o governo aprovar seus projetos no Congresso Nacional

“Um príncipe sábio deve observar modos similares e nunca, em tempo de paz, ficar ocioso”
Político não tira férias. Quem costuma se afastar das bases, tende a perder apoio político, Governador e prefeito raramente se retiram de férias. Não pega bem ficar viajando, pois denota fragilidade e distanciamento com o povo. O vice-presidente João Goulart estava na China quando tentaram impedir sua posse após a renúncia de Jânio Quadros – Jango foi deposto pelos militares em 1964. Coisas importantes acontecem quando tiramos férias.

“Busque, pois, um príncipe triunfar das dificuldades e manter o Estado, que os meios para isso nunca deixarão de ser julgados honrosos, e todos os aplaudirão. Na verdade, o vulgo sempre se deixa seduzir pelas aparências e pelos resultados”
É comum o político sair do poder e afirmar que deixa o caixa cheio. Costuma-se também inaugurar obras que sequer estão prontas, como forma de seduzir as massas pelas aparências. É cada vez mais comum chefe de Executivo inaugurando obras que são de outras esferas de poder, caso de governador que inaugura escolas realizadas por prefeituras ou pelo governo federal.

“Nasce daí uma questão: se é melhor ser amado que temido ou o contrário. A resposta é de que seria necessário ser uma coisa e outra; mas, como é difícil reuni-las, em tendo que faltar uma das duas, é muito mais seguro ser temido do que amado.”
Maquiavel não manda que o príncipe deixe de ser amado. Em último caso, se precisar escolher,é necessário ser temido. Quando aumenta a criminalidade e a insatisfação com a segurança pública, surgem políticas de tolerância zero. Ou seja: os chefes ficam mais severos. A mesma coisa ocorre quando um político subalterno resolve discordar do príncipe. Tenta-se esmagar o projeto de poder do inimigo.

“As ofensas devem ser feitas todas de uma só vez, a fim de que, pouco degustadas, ofendam menos, ao passo que os benefícios devem ser feitos aos poucos, para que sejam melhor apreciados”
Prática corriqueira dos políticos é realizar o mal de uma única vez: demissão de comissionados, arrocho salarial, anúncio de pacotes drásticos. O político costuma anunciar medidas amargas e retornar com ações aparentemente bondosas, ao chegar no poder.

Quanto ao exercício da mente, deve o príncipe ler as histórias e nelas observar as ações dos grandes homens, ver como se conduziram nas guerras, examinar as causas de suas vitórias e de suas derrotas, para poder fugir às responsáveis por estas e imitar as causadoras daquelas
É cada vez maior o número de políticos que buscam na história da política a experiência necessária para governar. Até o presidente Lula, famoso pela falta de educação acadêmica, cita leituras bibliográficas de Getúlio vargas e JK. Por ironia, Maquiavel manda o príncipe ler grandes obras, sendo que seu livro acabou por se tornou referência para eles.

Fonte: DM

Mais

Nenhum comentário: