Páginas

terça-feira, setembro 18, 2007

Brasil testa vacina contra aids

Pesquisadores do Brasil e de outros sete países têm conseguido resultados promissores no estudo de uma vacina para combater o vírus da aids. Cerca de 76% dos voluntários que receberam o medicamento conseguiram reagir contra fragmentos do vírus, constataram testes feitos em laboratório.


“Nós andamos bastante. O resultado foi muito satisfatório. Porém, a gente precisa ainda esperar um tempo razoável de anos para dizer se a vacina vai ser utilizada de fato na população ou não”, disse ontem ao portal G1 o pesquisador Esper Kallás, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), um dos coordenadores da pesquisa no Brasil.

De acordo com reportagem do Jornal Hoje, a vacina, que pretende prevenir a infecção pelo HIV, está em testes em oito países. A primeira fase das experiências começou em 2004 com 360 voluntários que não têm o vírus. Na segunda fase, serão mais três mil pessoas.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 40 milhões de pessoas em todo o mundo têm o vírus da aids. No Brasil, estima-se que 620 mil pessoas estejam infectadas. A doença avança, principalmente, em países desenvolvidos e em desenvolvimento.

Para Kallás, os avanços devem ser comemorados. Mas o médico lembra que a prevenção é a melhor forma de combater a transmissão do vírus. “Como o uso de preservativos e de seringas e agulhas descartáveis quando for fazer qualquer injeção na veia.”

Nenhum comentário: