Páginas

sexta-feira, setembro 14, 2007

Começa corrida por vaga no TCM

O deputado Honor Cruvinel (PSDB) deu o pontapé na corrida por uma vaga no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Na segunda-feira passada, durante a sessão na Assembléia Legislativa, ele começou a colher assinaturas dos 40 colegas de Parlamento, em requerimento no qual sugere ao governador Alcides Rodrigues (PP) a sua indicação para compor o conselho do órgão.

O presidente da Assembléia, Jardel Sebba (PSDB), foi um dos que defenderam abertamente a escolha de Cruvinel. Parte dos deputados da oposição, presente ontem à sessão, assinou o documento. A vaga no órgão será aberta com a aposentadoria do atual presidente, Irapuan Costa Júnior, que governou Goiás (1975-1979).

Médico especializado em urologia, Cruvinel está no seu terceiro mandato de deputado. Ocupou cargos na área de saúde no governo de Henrique Santillo (1987-1991). Ele detém dois mandatos consecutivos de vereador de Goiânia, nas eleições de 1992 e 1996. Dois anos depois foi eleito deputado estadual.

No primeiro governo de Marconi Perillo (1999-2002), comandou a Secretaria de Cidadania e Trabalho, quando atuou na consolidação do Programa Renda Cidadã. Atualmente ocupa a 1ª vice-presidência da Assembléia. Ele também já presidiu o diretório metropolitano do PSDB.

CAROÇO NO PÁREO

Mas o parlamentar não está sozinho. A vaga está sendo cobiçada pelo prefeito de Formosa, Sebastião Caroço (PP), que não esconde seu desejo de virar conselheiro. O nome do presidente do diretório regional do PSDB, Antônio Faleiros, também vem sendo cogitado para o cargo.

Além de Irapuan Costa Júnior, compõem o conselho do TCM Valter José Rodrigues, Maria Tereza Fernandes Garrido, Paulo Rodrigues, Paulo Ortegal, Jossivani de Oliveira e Virmondes Cruvinel.

Com exceção de Maria Tereza e Paulo Ortegal, todos os demais são ex-deputados. Já Irapuan, além de governador, foi também senador por Goiás.

CRIAÇÃO

O TCM foi criado pela Lei 8.338, de 18 de novembro de 1977, no governo de Irapuan Costa Júnior, na época denominado de Conselho de Contas dos Municípios do Estado de Goiás, com a atribuição principal de auxiliar as Câmaras Municipais no controle externo da fiscalização.

Nenhum comentário: