Páginas

segunda-feira, setembro 17, 2007

Doze estão de olho em prefeituras

Goiás tem 17 deputados federais. Destes, 12 são potencialmente candidatos a prefeito. Sete em Goiânia. Presidente regional do PTB e líder do partido na Câmara Federal, Jovair Arantes é claro em suas intenções eleitorais. Além de sua vontade em governar Goiânia, Jovair defende que todo partido deve lançar candidato, se quiser crescer. Sandes Júnior (PP) pode disputar novamente. O pepista não esconde sua vontade de se lançar mais uma vez à prefeitura. Todavia, ele depende da decisão do partido, e sua performance em 2004 não foi nem um pouco satisfatória, ficando fora do segundo turno.

No PSDB, Raquel Teixeira, Leonardo Vilela e João Campos são constantemente ventilados como propensos prefeitoriáveis. Vilela teve seu nome sondado pelo senador Marconi Perillo (PSDB) como um forte candidato. Porém, Marconi já disse que Vilela é bom, mas que Raquel, João Campos, Nion ou até ele mesmo pode se candidatar a prefeito da capital.

Luiz Bittencourt (PMDB) quer se lançar candidato em Goiânia, mas enfrenta a resistência de Iris Rezende. O parlamentar critica o partido por repetir candidatos e não ouvir as bases.

Pedro Wilson é uma possibilidade do PT, apesar de seu nome não ser citado como o da vereadora Marina Sant'Anna e dos deputados estaduais Mauro Rubem e Humberto Aidar. Todavia, Pedro Wilson foi eleito prefeito em 2000, numa disputa em que poucos acreditavam em sua vitória, quando disputou com Lúcia Vânia (PSDB), o então prefeito Darci Acorsi (PTB) e Mauro Miranda (PMDB).

Deputados federais também voltam suas atenções ao interior. Rubens Otoni (PT) é forte em Anápolis. Leandro Vilela (PMDB) pode disputar a Prefeitura de Jataí, onde o atual prefeito, Fernando da Folha (PR), não tem aprovação suficiente para se considerar reeleito.

Em Aparecida, o PR pode lançar Chico Abreu, que retornou à Câmara. Outro republicano que assumiu a possibilidade de se candidatar é Sandro Mabel. Receoso quanto à candidatura de Maguito Vilela (PMDB) em Aparecida, o presidente do PR pergunta: “Por que não eu?” Abreu ou Mabel pode substituir o prefeito José Macedo (PR), que enfrenta dificuldades na administração. Por serem do mesmo partido, a cidade continuaria nas mãos do mesmo grupo.

Por fim, Iris Araújo (PMDB) foi cogitada para disputar a Prefeitura de Senador Canedo, onde o prefeito Vanderlan Vieira (PR) tem alto índice de aprovação popular. O nome da deputada é parte da estratégia peemedebista de conquistar as maiores cidades em 2008 para retomar o Estado em 2010. A deputada nega, mas seus 201.229 votos a credenciam ao pleito.

Fonte: Hoje

Nenhum comentário: