Páginas

sexta-feira, setembro 21, 2007

Horário do capeta começa no dia 14 de outubro

O horário de verão deste ano começará à meia-noite do dia 14 de outubro. Os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País terão de adiantar seus relógios em uma hora. A mudança nos ponteiros valerá até a meia-noite do dia 16 de fevereiro de 2008. O calendário foi divulgado ontem pelo Ministério de Minas e Energia. Assim como no ano passado, o horário de verão não vai vigorar nas regiões Norte e Nordeste do País.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) estima que durante o horário de verão deste ano haverá uma redução do consumo de energia nos horários de pico (aproximadamente entre 19 e 22 horas) de 4% a 5%, o que equivale a uma economia de aproximadamente 2 mil megawatts.

Somente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, a redução no horário de maior consumo deverá ser de aproximadamente 1.745 megawatts, o equivalente a duas vezes o consumo do horário de pico em Brasília. Na Região Sul, a economia deverá ser de aproximadamente 522 megawatts, o correspondente a três vezes o consumo de Florianópolis (SC) no horário de maior carga.

O principal objetivo do horário de verão é o de evitar a concentração de demanda no sistema elétrico entre o fim da tarde e o começo da noite, que é quando a maior parte das pessoas chega em casa após o trabalho. Com a mudança nos relógios, é possível aproveitar por mais tempo a luz natural, que nessa época do ano já costuma ser mais intensa.

Com o maior uso da luz solar, gasta-se menos energia no horário de pico e o sistema elétrico opera com mais folga, evitando, assim, riscos de haver sobrecarga e interrupções no fornecimento de energia.

Nenhum comentário: