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sábado, novembro 11, 2006

Escola de tempo integral

Acabamos de sair de uma eleição, na qual escolhemos os principais cargos políticos do Brasil, presidente, senadores, deputados e governadores. A maioria dos candidatos mostrou algumas propostas e idéias, que se fossem eleitos iriam colocar em pratica. Um das proposta que os políticos sustentaram em suas campanhas foi à proposta de implantação da Escola Integral. Escola que para muitos seria a solução da educação brasileira.
Essa idéia ou sonho de ter uma Escola de tempo integral no Brasil, já foi defendido por muitos educadores. Paulo Renato Souza, ex – Ministro da Educação, em um artigo da Folha de São Paulo diz que: " Todas as avaliações internacionais sobre os níveis de competências e habilidades dos jovens mostram que a aprendizagem está associada a um conjunto de fatores, dentre os quais se destaca o tempo de permanência das crianças na escola".
Anísio Teixeira, o criador da idéia de Escola de tempo Integral, chegou a implantar uma escola integral na década de 50 em Salvador, no estado da Bahia. Para Anísio Teixeira, a escola publica para todos deve ser de tempo integral para professores e alunos.
Com a implantação da Escola Integral, a criança teria assistência desde a higiene e saúde até a preparação para a cidadania, essa escola é apontada como solução para a educação primaria. Alem de Integral a Escola deve ser também municipalizada, para atender aos interesses de cada comunidade.
Mas este não é um sonho e nem uma artimanha de uso recente dos políticos, Souza retrata algumas tentativas deste quilate para a implantação de Escolas de tempo Integral, que agiu paralelamente ao sistema regular, que é o caso dos Cieps no Rio de Janeiro nos anos 80, com os Caics no plano federal no governo Collor e, mais recentemente, com os CEUs no Município de São Paulo. Estas iniciativas renderam algum prestigio aos seus promotores, mas a falta de planejamento que levasse em consideração o orçamento publico, fadou os projetos ao fracasso, e hoje o que se tem, são prédios mal utilizados quando não inutilizados.

Com a implantação da Escola Integral, surgiria muita oportunidade de emprego para outros profissionais como: músicos, filósofos, artistas, médicos, psicólogos, entre outros. Mas é necessário começar projetos inovadores com um determinado número de escolas, tendo sempre o universo dos alunos como meta realizável num horizonte de tempo definido, dentro dos recursos públicos que puderem ser mobilizados.

Jamilton Neres
está cursando Pedagogia

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