Páginas

segunda-feira, novembro 27, 2006

Primeiros computadores de baixo custo chegam ao Brasil nesta segunda

Chegam nesta segunda-feira (27) ao Brasil os 50 primeiros computadores portáteis do programa "Um Computador por Aluno". Os equipamentos, que têm o custo de US$ 100 e são fabricados pela Organização Não-Governamental One Laptop Per Child (OLPC - Um computador por criança), ligada ao Instituto norte-americano, serão utilizados para testes.De acordo com a Agência Brasil, o projeto nasceu de proposta feita pela OLPC ao governo brasileiro, no início de 2005. Para conseguir atingir o baixo preço, porém, é necessário que sejam feitos pelo menos cinco pedidos de um milhão de unidades, de um ou mais países.
Cada aluno, do ensino público em nível fundamental e médio, poderá levar o PC para casa, o que proporcionará a inclusão digital de toda a família. Outro objetivo é incluir a cadeia produtiva do país no projeto. Segundo Nicholas Negroponte, um dos fundadores do Instituto de Tecnologia de Massachussets, esse é um projeto educacional e não comercial, pois a ONG não possui fins lucrativos.
"Estamos trabalhando nesse projeto em pelo menos três continentes. Nosso objetivo é eliminar a pobreza por meio do aprendizado", disse. E acrescentou que a meta não é fazer com que as crianças aprendam sobre computadores: "Queremos que as crianças aprendam a aprender". Ele lembrou que todos os servidores dos computadores serão fabricados no país: de 25 a 50 mil no primeiro ano. Em janeiro de 2007 deverão ser enviados mais mil computadores portáteis para o Brasil. Também participam do projeto a Argentina, a Nigéria, a Líbia e a Tailândia.

Nenhum comentário: