Páginas

quinta-feira, novembro 30, 2006

Santos corre para regularizar situação de "gato"

O Santos corre para regularizar a situação do mais recente caso escancarado de um "gato" do futebol brasileiro. Considerado promessa para o elenco profissional do clube, o atacante Karioca teve a história revelada pelo jornal "Lance".
Registrado no Santos como Eudeir Chagas Durval, 14, o jogador, artilheiro da equipe sub-15, já havia sido afastado do time pela diretoria, que investigava seu passado. A confirmação de que havia algo errado veio quando José Amado Silva, advogado do atacante, procurou o clube para pedir ajuda.Menino de rua no Rio, o jogador foi descoberto pelo empresário Marcos Jorge Bertanha, que o levou para Santos em 2005 e, de acordo com Silva, forjou documentos usando o nome de Eudeir Chagas Durval.Eudeir e Karioca não são a mesma pessoa. Com a certidão de nascimento do verdadeiro Eudeir, o atacante emitiu documentos como RG e CPF, além de abrir uma conta bancária para receber os R$ 600 do clube."Pessoas erradas o colocaram nesta situação", lamenta Silva. Quando levou o caso à Justiça, ele entrou também com um pedido de tutela."Mas, depois disso, o garoto me falou algumas coisas que fizeram com que eu não me sentisse bem e então eu pedi para o juiz excluir o meu pedido como tutor", conta o advogado, sem revelar mais detalhes sobre sua conversa com Karioca.Agora, o processo corre em segredo de Justiça na Vara da Infância de Santos."Eu trabalho com ele há dois anos. Quando percebi que tinha algo errado, me dirigi ao Santos que também já tinha feito investigações", disse Silva, afirmando que a relação entre o jogador e Bertanha -que também se apresentava como Marcos Neumann- era estranha. "Ora ele chamava Bertanha de tio, ora de pai. E eu sempre soube que eles não eram da mesma família."Roberto Alves da Silva, advogado do Santos, foi encarregado pelo clube de pesquisar a vida de Karioca no Rio de Janeiro. Lá, o representante do clube encontrou o verdadeiro Eudeir e descobriu toda a verdade sobre o atleta do Santos, que sequer sabe seu nome. Um exame de idade óssea apontou a provável idade do atacante: 18.O advogado e o jogador não se falam há duas semanas, "desde que o Bertanha voltou do Rio para Santos.""Ele freqüentava a minha casa. Eu me senti enganado. Ele escolheu o Bertanha. Espero que aconteça o que for melhor para ele. E espero que tenha me falado a verdade", disse Silva.A reportagem tentou falar com dirigentes e com o atleta, mas não obteve retorno até as 20h desta quarta-feira.Este é o segundo caso descoberto de gato, gíria que designa jogador com idade adulterada, neste mês. No dia 7, a "Folha de S.Paulo" revelou que o volante Carlos Alberto, do Figueirense, campeão mundial sub-20 pela seleção brasileira em 2003, tem 28 anos, e não 23, como afirmava.

Nenhum comentário: