Páginas

quinta-feira, junho 07, 2007

Maguito assumi a vice do BB


Foi deflagrado, finalmente, o rateio dos cargos de segundo escalão. Nesta quarta-feira (6), como reivindicara a bancada do PMDB da Câmara, o ex-senador Maguito Vilela (GO, na foto), foi confirmado na vice-presidência de Governo do Banco do Brasil. O nome dele foi incluído num comunicado divulgado na página do banco na internet (aqui e aqui).

Decidiu-se ainda entregar a vice-presidência de Benefícios e Loterias da Caixa Econômica Federal ao ex-deputado Moreira Franco (RJ), íntimo amigo do presidente do PMDB, Michel Temer (SP). A indicação será referendada em assembléia a ser realizada até o final do mês.

Inicialmente, o PMDB reivindicava para Maguito Vilela o controle das operações do setor de agronegócios, um dos principais filões do BB. Porém, em articulação que envolveu o Planalto e o Ministério da Fazenda, arrumou-se um jeito de evitar que a área fosse confiada a um político.

Decidiu-se separar os agronegócios da vice-presidência de Governo, entregando-se a segunda a Maguito. Não é, de todo modo, pouca coisa. Entre os negócios que ficarão submetidos ao ex-senador está, por exemplo, o ascendente setor de previdência fechada.

Os cargos entregues a Maguito e a Moreira Franco são apenas dois de uma lista de oito que Lula prometera ao grupo peemedebista da Câmara, liderado por Michel Temer. Entre os postos ainda pendentes de nomeação, o mais cobiçado é a presidência de Furnas, que os peemedebistas desejam ver gerida pelo ex-prefeito do Rio Luiz Paulo Conde.

Nenhum comentário: