Páginas

quarta-feira, março 21, 2007

Escolas recebem kit para braile

Não era festa de aniversário nem Dia da Criança. Mesmo assim, a segunda-feira, 19, foi especial para o pequeno Matheus Felipe Barbosa Duarte, 7 anos. “Fiquei feliz com os presentes que ganhei”, diz, ainda que timidamente, o aluno da 1ª série da rede municipal de Senador Canedo. Portador de deficiência visual, Matheus recebeu da prefeitura um kit com mochila, reglete (placa de metal dobrável utilizada para escrita em braile) e sorobã (aparelho de cálculo). A escola onde estuda – Isabel Matos – também foi contemplada.

Com três outros colégios que têm alunos deficientes visuais ganhou uma máquina de braile de R$ 2,5 mil.A entrega dos quatro equipamentos e dos kits faz parte de um conjunto de ações implementadas pela Secretaria de Educação com o intuito de tornar a inclusão de portadores de necessidades especiais na rede pública algo mais palpável do que uma simples folha de discurso. A iniciativa ganhou força em 2005 e tem como estratégia subsidiar as escolas com materiais e profissionais qualificados a fim de que crianças com algum tipo de deficiência – física ou mental – possam cursar normalmente o ensino regular. Em 23 unidades municipais, das 26 de Senador Canedo, estão matriculados 354 portadores de necessidades especiais. O Núcleo para a

Diversidade da Secretaria de Educação, que coordena o processo de inclusão, conta em 2007 com uma equipe de 34 profissionais para auxiliar esses alunos. São intérpretes de libras, instrutores de braile, agentes de apoio (que ajudam crianças com problemas de mobilidade) e professores de recursos (pedagogos que adequam os currículos).

Mais

Nenhum comentário: