Páginas

sexta-feira, abril 20, 2007

Operção lacraia - PF faz operação contra fraude em cartórios de GO, MT e SP

Cerca de 200 policiais federais deflagraram hoje a Operação Lacraia para combater fraudes em cartórios, grilagem de terras da União, contra o sistema financeiro e corrupção de servidores públicos. A PF quer desarticular uma quadrilha que há 10 anos atuava nos cartórios de Mato Grosso e Goiás. A polícia vai cumprir 33 mandados de prisão e 38 de busca e apreensão, em Mato Grosso, Goiás e em São Paulo.

Segundo a PF, a quadrilha alterava documentos originais para montar registro falso para obter financiamentos bancários. Entre os acusados, está uma servidora do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Ela era responsável pela emissão de Certificados de Cadastro de Imóvel Rural, que também estava na lista de papéis usados pela quadrilha.
A operação acontece nas cidades de Barra do Garças e Água Boa, no Mato Grosso; Aragarças, Baliza e Jataí, em Goiás; Mirante do Paranapanema e São José do Rio Preto, em são Paulo. As buscas em residências e escritórios servirão para a apreensão de documentos e outros materiais que comprovem a prática dos crimes. Além das prisões e buscas, a Justiça Federal autorizou também o afastamento do sigilo bancário e fiscal e o seqüestro de bens dos suspeitos.

Investigação

A investigação, iniciada há nove meses, apontou para a existência de um esquema de fraudes que funcionava dentro do Cartório do 1º. Ofício de Registro de Imóveis, Notas e Protestos da Comarca de Barra do Garças, além dos cartórios de Água Boa (MT) e Baliza (GO), entre outros. O grupo falsificava e forjava registros e títulos de propriedades rurais, que posteriormente eram usados na obtenção de empréstimos e financiamentos bancários. Com a colaboração de tabeliães e funcionários dos cartórios, a quadrilha alterava documentos originais, montava registros falsos e duplicava lavraturas.

Nenhum comentário: