Páginas

terça-feira, novembro 20, 2007

Campanha vai combater compra de votos nas eleições 2008

Mais de 600 políticos brasileiros foram cassados pela Justiça, desde as eleições de 2000, por corrupção eleitoral. Nesta segunda (19), o Movimento pelo Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) resolveu levantar uma bandeira por eleições limpas no ano que vem, quando serão disputados os cargos de prefeito e vereador em todos os municípios do país. O lançamento da campanha foi na manhã de hoje (19), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Brasília.

Com o lema Voto Não Tem Preço, Tem Consequências, o MCCE espera chegar a todos os municípios do país e mobilizar a população para combater a compra de votos e o uso da máquina administrativa em favor próprio, motivos que levaram à grande parte das 623 cassações ocorridas desde 2000, segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A mobilização teve origem em 1999, quando foi aprovada a Lei 9.840 – que proíbe a compra de votos e o uso eleitoral da máquina administrativa. Essa foi a primeira lei aprovada por iniciativa popular da história do Brasil: na ocasião, mais de 1 milhão de assinaturas foram coletadas pelo país e enviadas ao Congresso.

Participam da campanha, ao todo, 33 entidades, como Voto Consciente, Cáritas Brasileira e OAB. A idéia é montar, em todos os municípios do país, os chamados “Comitês 9840” (em alusão ao número da Lei), onde serão distribuídas cartilhas para instruir os eleitores.

Para o presidente do Conselho Federal da OAB, Cezar Britto, a importância da campanha é a mesma que tem a própria democracia.

De acordo com o juiz eleitoral Márlon Reis, que também preside a Associação Brasileira de Magistrados, Procuradores e Promotores Eleitorais, mais de 1,1 mil processos de cassação ainda correm na Justiça, com relação apenas às eleições passadas. Para ele, a responsabilidade por eleições limpas não é só do eleitor.

Presente ao lançamento da campanha, o secretário-geral da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), Dom Dimas Lara Barbosa, disse que fé e política são assuntos que combinam.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário: