Páginas

quarta-feira, novembro 21, 2007

Final de semana de lazer e educação para as crianças


O domingo passado, dia 18 de novembro, foi de muita festa para a comunidade de Senador Canedo, principalmente para as crianças. A realização do evento “Gaste sua energia aqui” na Praça Criativa levou milhares de crianças, que participaram de diversas atividades entre 10 horas da manhã às 5 horas da tarde.

No local, brinquedos e brincadeiras encantaram o público, bem mais do que o sorteio dos brindes. As crianças tinham a escolha high-jump, escalada, pula-pula, jogos eletrônicos educativos e jogos coletivos, como ping-pong, futebol e vôlei. Os atrativos eram para todas as idades, foram montadas tendas com serviços para comunidade como corte de cabelo, exames de pressão e glicemia, além de cadastros nos programas sociais da Prefeitura Municipal de Senador Canedo e informações que estavam sendo disponibilizadas aos presentes sobre ações da administração pública, como serviço médico, odontológico e social.

A equipe que organizou o evento em parceria com a Prefeitura foi a grande anfitriã da festividade, com a participação de DJ, que animou os participantes com muita música e diversos animadores que promoveram brincadeiras, mas também conscientizaram os participantes sobre o uso racional de energia elétrica, noções de cidadania e dicas sobre preservação da natureza. No palco apresentações com participações da equipe de Furnas e de alunos que fazem parte dos projetos da Célula Cultural, programa municipal de iniciação cultural.

Para os moradores de todas as regiões de Senador Canedo participaram do evento, foi disponibilizado gratuitamente ônibus para o transporte na região da Vila Galvão, do Jardim das Oliveiras e Central. A dona-de-casa Fátima Barbosa, moradora do Conjunto Uirapuru, diz que estava satisfeita com o evento, que ela foi trazendo seu filho de 6 anos, além da filha e neta.

O estudante Gustavo Lemes, também morador da região Central, foi à Praça Criativa em companhia de um grupo de amigos, estava animado com o evento, porém o que mais lhe agradou foram as brincadeiras junto com os animadores de Furnas. Ele dançava animado com as músicas e com as coreografias dos monitores.

A dona-de-casa Maria do Carmo, moradora do Jardim Todos os Santos, veio para Praça Criativa, com os quatro filhos. Achou o evento interessante, e uma oportunidade maravilhosa para as crianças brincarem e serem informadas.

As brincadeiras e os brinquedos, alguns de alta qualidade, encantavam as crianças, mas os pequenos procuravam outros atrativos, como os livros no espaço da Secretaria Municipal de Educação e palestras sobre escovação onde ganhavam escovas. A estudante Waleska Dias, de 11 anos, aproveitou o evento para cortar o cabelo. Ela que é moradora do Conjunto Morada do Morro, foi com seis pessoas para o evento, diz que estava gostando muito do evento, mas deixou de brincar um pouco para aproveitar e cuidar do cabelo.

A mesa de ping-pong encantou muitos presentes, entre eles o menor Widoe Junqueira, de 14 anos. Ele que também é morador do Conjunto Morada do Morro, estava cumprindo o percurso de atividades exigidas por Furnas, que era passar por quatro atividades diferentes, para concorrer ao sorteio das bicicletas.

Mesmo as filas e o calor, que em muitos momentos eram contornados por duchas de água do caminhão de Bombeiros, dispersaram as crianças das sete horas de atividades. A animação era grande, as amigas Heloisa Porto, Sara Borges e Giovana Alves esperavam para brincar no High Jump, mas estavam dispostas a passarem em todos os brinquedos e se divertirem juntas até o final da festa, torcendo para serem sorteadas e ganharem os brindes e as bicicletas.

Gaste sua Energia aqui é uma realização de Furnas Centrais Elétricas que tem o objetivo de levar informações sobre o uso racional de energia elétrica. Roberto Flávio Moreira, produtor do evento, diz que a iniciativa é sempre bem aceita em todas as cidades, porém a caravana foi muito bem recebida pela Prefeitura Municipal de Senador Canedo que deu apoio à organização, e pela comunidade que compareceu a Praça Criativa e não dispersou mesmo com o Sol quente, se divertindo e participando de todas as atividades propostas pela equipe de animação.

A organização do evento não foi só elogiada pela comunidade, o prefeito Vanderlan Vieira Cardoso, ressaltou o sucesso do evento, da qualidade dos brinquedos disponibilizados gratuitamente para as crianças, pela dinâmica e profissionalismo da equipe de Furnas que levou de forma lúdica informações educativas importantes para o crescimento das crianças como cidadãs conscientes. Trabalho que também foi elogiado pela primeira-dama Izaura Cardoso, que compara a iniciativa a uma grande benção para a cidade, pela qualidade e dos benefícios de se formarem as crianças, já que elas são multiplicadoras de informação, podendo ser um grande exemplo dentro de seus lares e escolas.

Nenhum comentário: