Páginas

sábado, novembro 03, 2007

Lula quer aliança entre PMDB, PT e PP

O prefeito Iris Rezende (PMDB) disse ontem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defende a integração em Goiás dos partidos que fazem parte da sua base de apoio no Congresso Nacional. A orientação foi repassada ao prefeito durante audiência com o presidente, no Palácio do Planalto.

O pedido é pertinente, considerando que as principais legendas que dão sustentação a Lula não têm uma convivência pacífica no Estado. É o caso do PT, PP e PMDB. Os três partidos atuam em linhas políticas divergentes e fazem oposição entre si. Na Câmara de Vereadores Iris enfrenta forte oposição do PP do governador Alcides Rodrigues, do PSDB do senador Marconi Perillo e do PT do deputado federal Pedro Wilson. Por outro lado, a bancada peemedebista na Assembléia Legislativa não poupa críticas ao governo estadual, assim como o trio de deputados petistas.

A orientação de Lula, se atendida pelos aliados, pode beneficiar, ao mesmo tempo, Iris (na sua pretensão de disputar a reeleição) e Alcides Rodrigues (que veria aplacada a ira da oposição na Assembléia).

Disposto a ampliar o leque de alianças, como virtual candidato à reeleição, o prefeito disse ontem, antes de viajar a Brasília, que seu partido está aberto a composições políticas, inclusive com os petistas. Ele até que tentou convencer o PT a participar de sua administração. Não conseguiu, mas provocou uma clara divisão no partido.

Uma ala formada pelos vereadores Djalma Araújo e Carlos Soares e a ex-deputada Neyde Aparecida, entre outros, defende aliança com Iris já no primeiro turno, enquanto uma outra facção diz não abrir mão de candidatura própria. Fazem parte desse grupo Pedro Wilson, os vereadores Marina Sant'Anna, Sérgio Dias e Cidinha Siqueira.

Nenhum comentário: