Páginas

sexta-feira, novembro 30, 2007

Governo não destinará recursos para construção de estádios para a Copa

Governo brasileiro não aplicará recursos destinados à Copa de 2014 para a construção de novos estádios e a remodelação dos atuais, anunciou hoje em São Paulo o ministro dos Esportes, Orlando Silva. O ministro, que participou da abertura do oitavo Enaenco (Encontro Nacional de Arquitetura e Engenharia Corporativa), disse que "o Governo pensa em não destinar dinheiro público para a construção ou remodelação de estádios"."Esta questão deve partir da iniciativa privada, pois a administração de palcos por empresas privadas é uma oportunidade para as concessões e para atrair torcedores que não vão aos estádios por falta de segurança e conforto", declarou.

Silva, que expressou sua "confiança" na administração particular por meio de concessões, propôs aos representantes do setor da construção que avaliem o modelo de "estádios multiusos", que vão além do esquema "olímpico" dos velhos palcos futebolísticos e de uso quase exclusivo para o esporte. "Uma rede de estádios multiuso permitirá que o Brasil entre com mais força no ciclo de grandes eventos e espetáculos que requerem uma infra-estrutura logística que agora está limitada a um ou dois locais do país. Também poderão explorar marcas como fez a Alemanha na última Copa", acrescentou.

Para o ministro, os recursos destinados ao Mundial de 2014, sem dar detalhes sobre o valor calculado, deverão ser investidos em "outras exigências do caderno de encargos da Fifa, que da mesma forma que na questão de infra-estrutura nos deixam claro que faltam coisas", afirmou.Orlando Silva também afirmou: "Precisamos melhorar em questões de segurança, mobilidade, acesso aos estádios e infra-estrutura hoteleira, o que nos fará investir em telecomunicações, vias rodoviárias e férreas, aeroportos e portos. Falta pouco tempo, mas tudo é viável".

Ao ser questionado sobre o investimento do Governo federal nos Jogos Pan-americanos de 2007, no Rio de Janeiro, e a orientação diferente para a Copa, o ministro explicou que as competições continentais "têm modalidades que não possuem a tradição do futebol"."Investimos para melhorar a qualidade de nossos futuros atletas deixando uma infra-estrutura que incentive a prática destas modalidades, mas o futebol envolve muito dinheiro, tem uma economia desenvolvida e capacidade para programar construção e melhoras de estádios", declarou.

Na abertura do encontro, Silva recebeu um detalhado estudo fotográfico e técnico dos 29 principais estádios do país, em termos de infra-estrutura, apresentado pelo Sinaenco (Sindicato de Arquitetura e Engenharia).O ministro antecipou que o Governo criará um Comitê Interministerial para abordar os assuntos relacionados à Copa de 2014 e propôs ao setor da construção que assine um Protocolo de Cooperação Técnica para a execução de obras complementares à competição.

Fonte: EFE

Nenhum comentário: