Páginas

quarta-feira, dezembro 06, 2006

Brasil não tem a Copa de 2014 assegurada, avisa Blatter

ZURIQUE - O presidente da Fifa, Joseph Blatter, voltou a pressionar o Brasil ao dizer que a Copa do Mundo de 2014 só será realizada no País se o rigoroso caderno de encargos da entidade for cumprido. Ele também avisou que a América do Norte pode ser uma alternativa se nem brasileiros e nem nenhuma outra nação sul-americana se comprometer a realizar o Mundial com a mesma qualidade apresentada este ano na Alemanha.
"Dissemos que a Copa de 2014 será na América do Sul e até agora só o Brasil se apresentou, mas se nenhuma candidatura for suficientemente firme, o Norte é uma opção lógica", avisou Blatter, que esteve no Brasil em setembro para conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a organização do evento. Lula já disse que o Brasil terá de construir a maioria dos 12 estádios necessários para a Copa.
Até agora, as outras nove federações sul-americanas anunciaram o apoio à candidatura brasileira - a Colômbia já manifestou o interesse de receber o Mundial, mas não levou a proposta adiante. Blatter, que abriu nesta quarta-feira o processo de inscrições para sede, teme que a ausência de rivais possa fazer o Brasil caminhar de "salto alto", por isso a ameaça feita em entrevista coletiva após a reunião do Comitê Executivo - não é a primeira vez que ele alerta para isso. Dos países da América do Norte, o Canadá, único a nunca ter sediado um Mundial, já avisou que tem o desejo de fazê-lo.
"O Brasil deverá passar pelas mesmas análises que as candidaturas anteriores. O nível de exigência cresceu muito depois da última Copa, e se a América do Sul não cumprir os requisitos, devemos deixar a América do Sul para trás", disparou o dirigente. O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, esteve em Zurique para a reunião do Comitê.

Nenhum comentário: