Páginas

terça-feira, dezembro 12, 2006

Brasil será inscrito como candidato à Copa de 2014

RIO DE JANEIRO - A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vai oficializar no final da noite desta terça-feira a candidatura do país a ser a sede da Copa do Mundo de 2014. O presidente da entidade, Ricardo Teixeira, vai apresentar a proposta à Fifa, em Tóquio-JAP, onde os dirigentes estão acompanhando o Mundial de Clubes.
Os países interessados em sediar o evento têm até a próxima segunda-feira, dia 18, para apresentarem seus projetos à Fifa. O prazo anterior estipulado pela entidade máxima do futebol era 15 de fevereiro, mas o período foi reduzido. O nome do país-sede será divulgado oficialmente em 7 de novembro de 2007, mas mesmo que seja candidato único, o Brasil não estará grantido, já que terá de cumprir com o 'caderno de encargos'.
Pelo rodízio de continentes, iniciado com a Copa de 2002, na Coréia do Sul e no Japão, o Mundial de 2014 deverá ser realizado na América do Sul, já que em 2006 ocorreu na Europa (Alemanha) e em 2010 será disputado na África (África do Sul).
Informações não oficiais davam conta de que o Canadá, apesar de não ser um país sul-americano, poderia se candidatar a sediar a Copa. Ele está na América do Norte e tem grande tradição em eventos esportivos, pois organizou uma Olimpíada, em 1976, em Montreal, e dois Jogos Pan-Americanos, em 1967 e 99, ambos em Winnipeg. Os Estados Unidos, sede da Copa em 1994, também pode entrar em ação em caso de emergência.
A Austrália poderia ser outra ameaça ao sonho brasileiro. O país está na pole-position para a Copa de 2018, que pelo rodízio vai para a Oceania, mas qualquer problema na candidatura da América do Sul, colocaria os australianos em vantagem. Eles contam com uma invejável quantidade de instalações esportivas, por conta de terem sediado os Jogos Olímpicos de 2000, em Sydney.

Nenhum comentário: