Páginas

sábado, julho 14, 2007

Em meio a vaias, Lula deixa de abrir oficialmente os Jogos

Atletas vieram de 42 países, mas foram poucos os chefes de estado. O presidente Lula compareceu. Assistiu abertura dos Jogos ao lado de dona Marisa e ouviu muitas vaias. Mostrou um ar aborrecido, mas continuou na festa.

A hora do presidente declarar abertos os Jogos se aproximava e havia o risco de mais vaias. O governador Sérgio Cabral, sentado ao lado do presidente, conversava muito com Lula e com o chefe do cerimonial da Presidência da República. De repente, o microfone onde o presidente deveria fazer a declaração de abertura sumiu da tribuna de honra. Tudo indicava que Lula não falaria mais.

Mas o presidente da organização desportiva pan-americana não foi anunciado a tempo e, do meio do gramado, anunciou a fala de Lula, que reagiu com surpresa. Uma nova vaia começou. O governador do Rio de Janeiro puxou palmas, o prefeito César Maia apoiou.

A tribuna de honra reagiu com aplausos. O microfone foi trazido de volta e o script foi para as mãos do presidente. Mas a esta altura o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, que estava em cima do palco, recebeu um bilhete do cerimonial com orientação de tomar a palavra e declarar abertos os Jogos. E foi o que ele fez.

Terminada a festa, o presidente Lula deixou o Maracanã e foi direto para Brasília. Ele não conversou com a imprensa.

Nenhum comentário: