Páginas

sábado, julho 07, 2007

Maguito confirma candidatura


O ex-senador Maguito Vilela, presidente do PMDB goiano, admitiu pela primeira vez que pode disputar a Prefeitura de Aparecida de Goiânia em 2008. “Vou participar da vida pública de Aparecida de Goiânia e estou pensando seriamente em me candidatar. A transferência do meu domicílio para lá foi o primeiro passo”, disse, em entrevista por telefone ao DM. “Só retiraria minha candidatura se aparecesse outro nome forte do PMDB por lá.” Para que Maguito possa concorrer, ele tem que transferir seu título eleitoral de Jataí para Aparecida até setembro. O peemedebista já está morando em uma casa alugada no condomínio Jardins Viena desde o dia 28 de junho. “Já providenciei toda a documentação, como manda a legislação, e logo transfiro meu título de eleitor pra lá.”

O ex-senador tem sido estimulado principalmente pelo prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), a se candidatar em Aparecida para fazerem uma dobradinha em 2008 nos dois municípios vizinhos, que são os maiores colégios eleitorais do Estado. A estratégia visa a fortalecer o PMDB para as eleições de 2010. “O partido precisa se fortalecer em todo o Estado e, como Aparecida é o segundo maior colégio eleitoral de Goiás, é importante que o PMDB tenha presença forte por lá.”

Ainda que não se concretize, a possibilidade de candidatura de Maguito teria como efeito uma eventual aproximação do PR, comandado pelo deputado Sandro Mabel, do Paço Municipal, tendo como contrapartida o apoio do PMDB para a reeleição do atual prefeito, José Macedo (PR). Macedo, que é ligado ao vice-governador Ademir Menezes (PR), teve o apoio dos peemedebistas em 2004. O prefeito Iris Rezende tem articulado junto a Mabel o apoio dos republicanos à sua reeleição em Goiânia, inclusive oferecendo espaço para o partido na administração municipal. A composição esbarra em Ademir, que não aceita uma aproximação do PMDB com o PR.

Apesar de sua aparente disposição em entrar na disputa, Maguito admite que pode haver uma composição política em Aparecida em que apoiariam candidato de outro partido. “Se o Mabel, ou o Ozair (José, deputado do PP e adversário de Macedo) se aliarem ao Iris, aí vamos avaliar quem será o candidato, colocar os nomes na mesa e ver quem aglutina mais”, disse. O ex-senador afirma que, mesmo que não entre na disputa, sua transferência para o município não terá sido em vão. “O grupo político que comanda hoje o município está muito tranquilo lá na cidade. Chegou a hora de darmos um aperto neles.”

Maguito não teme que a transferência de seu domicílio eleitoral seja mal interpretada em Jataí, sua base. “Os jataienses saberão compreender o desafio ao qual me propus. Além do mais, o PMDB já está muito bem representado por lá, através do ex-prefeito Humberto Machado, que deve se candidatar novamente em 2008.” O PMDB de Jataí ainda conta com o deputado federal Leandro Vilela, sobrinho de Maguito.

Fonte: DM
(B.R.L.)

Nenhum comentário: