Páginas

quarta-feira, julho 11, 2007

Menino que caiu no poço em Senador Canedo deve ir ao Rio de Janeiro

O menino Mateus, que sobreviveu a uma queda e à premência por oito dias dentro de uma cisterna, tomando apenas água de chuva e comendo terra, em dezembro do ano passado, ganhou a proteção de uma executiva carioca. A família da protetora aguarda com expectativa que a Justiça autorize a viagem do garoto, agora com 9 anos, e da irmã Mayara, 5, ao Rio de Janeiro, para que fiquem por uma semana. A decisão judicial é necessária, porque eles estão temporariamente afastados do pai e morando com um casal de tios. A executiva preferiu não se identificar.
O pedido de autorização para a viagem deve chegar hoje à promotora Marta Moriya Loyola, em Senador Canedo. Assim que enviar parecer, o juiz Fernando Ribeiro de Oliveira, da Vara da Infãncia e Adolescência, vai decidir o caso. A solicitação foi encaminhada pelo presidente do Conselho Tutelar, Sebastião das Graças Braz; pela assistente social do Programa Sentinela, Maria dos Aflitos Araújo, e pela presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, Rosa da Silva Maia.
Gerente financeira da matriz, que tem em Goiás uma filial, a madrinha dos meninos disse que ela, o marido e os três filhos aguardam os dois com muitos passeios e diversão. Por coincidência, antes que o menino fosse encontrado, enquanto ele ainda vivia o drama, a executiva e o marido estavam em Goiás. Foi muito ruim saber depois que, enquanto estávamos passeando, nos divertindo, um garoto passava por aquela situação, disse ontem, por telefone, ao POPULAR. Já no Rio, ela viu a notícia na TV. Decidiu que queria saber notícias dele e encontrar um modo de dar apoio.
Foi por intermédio de uma gerente da filial goiana que ela fez contato com o Conselho Tutelar de Senador Canedo. Queria saber de que modo contribuir para a melhoria das condições de vida dele. No fim de janeiro, a gerente goiana foi com a psicóloga do Conselho Tutelar, Ana Carolina Andrade Rosa, até a casa dos tios dos garotos, onde os dois foram acolhidos.
A protetora dos meninos contou, ontem, que na ocasião ela teve o primeiro contato com o menino e já percebeu que é um garoto vivaz. Eles descobriram várias afinidades, como o time de futebol para o qual torcem. Meu marido prometeu presenteá-lo com uma camisa do Flamengo, que será entregue agora,durante a viagem, disse.
Ela comentou que, por enquanto, quer apoiar o garoto e irmã nos estudos. “Já temos o sonho de que um dia ele e a Mayara passem a trabalhar em nossa empresa”. Na casa da nova família, Mateus teve de se adaptar. Agora, tem de cumprir mais normas, horários.
A assistente social do Programa Sentinela, Maria dos Aflitos Araújo, disse que as crianças estão se adaptando bem e que aguardam a permissão para a viagem de férias, primeira de avião. Ambos freqüentam escola particular, com evolução satisfatória.

Fonte: O Popular

Nenhum comentário: