Páginas

sexta-feira, maio 04, 2007

Lista dos mais influentes do mundo


Oastro Leonardo DiCaprio, a apresentadora de televisão Rosie O’Donnell e o humorista britânico Sacha Baron Cohen estão entre as 100 personalidades listadas pela revista Time como as mais influentes em todo o mundo. A lista, que será publicada hoje, também inclui a rainha britânica Elizabeth II, os aspirantes à candidatura presidencial dos Estados Unidos Hillary Clinton e Barak Obama, os fundadores do YouTube, Steve Chen e Chad Hurley, o diretor de cinema Martin Scorsese e a modelo Kate Moss.


A lista não tem o nome do presidente americano, George W. Bush, mas o governante interino de Cuba, Raúl Castro, irmão de Fidel Castro, figura entre os mais influentes. A lista conta ao todo com 71 homens e 29 mulheres de 27 países. No poder, Raúl Castro “se consolidou, de maneira inteligente, como o mais provável sucessor” de seu irmão Fidel, diz a resenha escrita por Brian Latell, autor do livro Depois de Fidel: “Raúl Castro é o futuro da Revolução Cubana”.Latell escreve que, no governo desde julho de 2006, Raúl “exibiu em pouco tempo estilo apaziguador e um compromisso com políticas econômicas pragmáticas, ao mesmo tempo que mostrou disposição a negociar com Washington para colocar um fim à falta de diálogo entre os EUA e Cuba.”


AIATOLÁ - Outra personalidade que está na lista são o aiatolá Ali Khamenei – que “emergiu como um dos maiores líderes do Oriente Médio.”Além disso, foram incluídos a presidente do governante Partido do Congresso indiano, Sonia Gandhi; o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger; os candidatos à Presidência dos EUA Hillary Clinton e Barack Obama; e o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg.Na categoria “Heróis e pioneiros”, a Times incluiu o ex-vice-presidente americano Al Gore, por “entender a ciência do aquecimento global melhor do que qualquer outro no mundo da política”, e Warren Buffett, dono de uma das maiores fortunas do mundo e um dos maiores filantropos.
A apresentadora de televisão Oprah Winfrey, dona de um império midiático, e um “ícone para o mundo, devido ao compromisso em ajudar quem enfrentou obstáculos”, entrou na lista pelo quarto ano consecutivo, uma honra que até agora só divide com Condoleezza Rice.Nesta categoria, também aparecem o tenista Roger Federer, a modelo Tyra Banks, o campeão mundial de xadrez Garry Kasparov e o ator Michael J. Fox – reconhecido por seus esforços para encontrar a cura do mal de Parkinson, do qual sofre desde 1991. No grupo “Cientistas e Pensadores”, a revista cita Paul Allen, co-fundador da Microsoft e criador do Instituto Allen para a Ciência do Cérebro, que fez um mapa da atividade genética dos cérebros dos ratos.

Nenhum comentário: