Páginas

segunda-feira, maio 07, 2007

Morre de leucemia, aos 68 anos, o deputado Enéas



Enéas Carneiro (PR-SP) morreu ontem. A leucemia, que já lhe roubara a barba desgrenhada que o caracterizava, levou-lhe agora a vida. O corpo do deputado será cremado nesta segunda-feira (7), no Rio.
Médico cardiologista, Enéas estreou na política em 1989. Disputou, de saída, a presidência da República. Com parcos 15 segundos de propaganda eleitoral, amargou um acerbo sétimo lugar.

Na disputa presidencial de 1994, Enéas espetou no mapa de votação do TSE um notável terceiro lugar. Deu uma coça em figurões como Brizola e Quércia. Em 2002, foi às urnas como candidato a deputado. O eleitor paulista brindou-o com a maior votação já amealhada por um deputado: 1,74 milhão de votos.

Em 2006, reelegeu-se para a Câmara, dessa vez com votação bem menos vistosa: 387 mil votos. Fundiu o seu Prona ao mensaleiro PL. Do casamento, resultou o PR. Nos últimos meses, debilitado pela proliferação desenfreada de glóbulos brancos em sua corrente sangüínea, o deputado andava sumido.

No instante em que seu coração parou de bater, por volta das 16h deste domingo, o deputado encontrava-se na casa de uma filha, no Rio. O nome dele era Enéas.

Nenhum comentário: