Páginas

quinta-feira, setembro 27, 2007

Um km de asfalto por dia

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), completa hoje mil dias de administração. A festa será marcada pelo mais forte elemento simbólico que o peemedebista carrega para tentar sucesso nas urnas: asfalto. Às 19 horas ele entrega, no Residencial Estrela Dalva, o milésimo quilômetro construído desde a promessa feita na campanha de 2004 – e tida pelos adversários como loucura – de cobrir com piche e brita todas as ruas então habitadas. 80% do compromisso foi cumprido, de acordo com cálculos do município. Com isso, Iris pavimenta sua reeleição e possível retorno ao governo do Estado em 2010.

A simbologia nas ações do peemedebista não pára por aí. Por exemplo, a entrega dos mil quilômetros de asfalto começou e termina na região noroeste da Capital, onde Iris tem historicamente a melhor média de votos. Duas zonas eleitorais que atendem a localidade registraram na votação em segundo turno da eleição de 2004 55,3% (na 2ª zona) e 76% (na 147ª zona) dos votos válidos.

O primeiro pavimento entregue foi no Bairro São Carlos, em 12 de outubro de 2005. O Residencial Estrela Dalva, também na região, fecha o milésimo quilômetro. Naquela localidade fica a Vila Mutirão, bairro construída em 1983, quando Iris governou o Estado pela primeira vez (o segundo mandato foi de 1991 a 1994). Foram mil casas erguidas em um dia, o que explica a popularidade. A festa de hoje terá show da dupla sertaneja Rick & Renner. Ao todo, 26 setores da região foram beneficiados com pavimentação.

Sudoeste e oeste lideram o ranking de locais com maior número de bairros asfaltados, 31 cada. A 147ª Zona Eleitoral, onde o prefeito teve votação recorde, também atende à região oeste. Na sudoeste, a 136ª Zona Eleitoral registrou 61,8% dos votos válidos para o prefeito. Na região central da cidade, onde fica a 1ª Zona Eleioral, Iris obteve 42% dos votos. Os bairros da área, Centro, Aeroporto e adjacentes, já são todos asfaltados e com moradores mais instruídos que nas zonas periféricas.

Nenhum comentário: