Páginas

sábado, fevereiro 24, 2007

Alcoolduto começa a operar em Senador Canedo em dois anos


Diretor da Petrobras anuncia parceria com japoneses que viabiliza obra. Investimentos incluem instalação de usinas. Goiás será o Estado mais beneficiado

A obra do alcoolduto ligando o município goiano de Senador Canedo à Refinaria do Planalto (Replan), em Paulínia (SP), deve ser concluída em dois anos, segundo o diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa. A melhor notícia é que os investimentos não estão reféns da liberação de recursos do governo federal, como vinha pleiteando o governo de Goiás. A construção está assegurada pela parceria entre a estatal brasileira, a trading japonesa Mitsui e usineiros para produzir álcool combustível a ser exportado, preferencialmente para o Japão. Costa informou que, pela proximidade com o trajeto do alcoolduto, Goiás será um dos Estados mais beneficiados com a construção de destilarias.

Conforme antecipou o DM na edição do último dia 17, o secretário estadual da Fazenda, Oton Nascimento Júnior, esteve no Rio de Janeiro no dia 16 para discutir o assunto com técnicos da Petrobras. Segundo ele, a companhia negociou com a Mitsui a venda de 3,5 bilhões de litros de etanol por ano. “Para se ter uma idéia, a produção de álcool de Goiás é de 900 milhões de litros/ano”, comparou Oton na ocasião.

O diretor de Abastecimento da Petrobras revelou que, após o fechamento dos primeiros contratos, os japoneses deverão receber o combustível brasileiro entre um e dois anos, prazo necessário para a construção das unidades produtoras e do alcoolduto ligando Senador Canedo a Paulínia e ao Porto de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo.

Confira a matéria completa

Nenhum comentário: