Páginas

quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Clodovil estréia e tacha Chinaglia de ‘mal-educado’

Ag.Câmara
O deputado-estilista Clodovil Hernandes fez nesta terça-feira (6) sua estréia na tribuna da Câmara. E o fez em grande estilo. Abespinhado com o barulho, comparou o plenário a um “mercado”. Cutucou Paulo Maluf. Ao final, irritou-se com o presidente da Casa, que lhe cortou a fala antes que pudesse se despedir do plenário.

"O senhor Chinaglia me botou para fora sem dizer nada, é muito mal-educado. Eu ouvi ele uma hora falando no meu ouvido quando queria o meu voto [para a presidência da Câmara]. Eu não preciso dele para nada. Estou aqui por desejo das pessoas e não dele", disse, depois de descer da tribuna.

Clodovil queixou-se formalmente a Inocência Oliveira (PR-PE), membro da Mesa diretora da Câmara. Pediu a ele que transmitisse a reclamação a Chinaglia, que, naquele instante, presidia a sessão.

Deputado de primeiro mandato, Clodovil discursou por cerca de 20 minutos. Havia em plenário cerca de 200 parlamentares. Como sói acontecer no Legislativo, muitos travavam diálogos paralelos. Abespinhou-se com a algaravia, Clodovil subiu nas tamancas.

“Fala-se muito em decoro parlamentar. Eu não sei o que é decoro com um barulho desses enquanto a gente fala. Aqui parece um mercado. Isso aqui representa um país? Nem na televisão, que é popular, se faz isso", disse. A reclamação surtiu efeito instantâneo. Os colegas de Clodovil fizeram um silêncio sepulcral.

Na seqüência, Clodovil, segundo deputado mais votado de São Paulo, cutucou Paulo Maluf (PP-SP), o campeão de votos. “As pessoas egoístas não conseguem nada. Se até o corpo fica debaixo da terra, imagine os atos, não é doutor Paulo Maluf?”

Maluf viu-se compelido a grudar os lábios ao microfone de apartes. Respondeu à provocação com elogios. Atribuiu a torrente de votos de Clodovil à sua habilidade como comunicador e ao talento como estilista, que o fazia produzir “as melhores coleções para São Paulo”.

“Quero lembrar para os que não o conheceram pela televisão que vossa excelência fala, através da sua argumentação, aquilo que com sinceridade pensa. Com certeza que será um dos mais ativos e polêmicos membros dessa Casa”, completou Maluf.

Clodovil agradeceu. Mas voltou a espicaçar o colega. Disse que se tornou “conhecido em todo país graças a trabalho e não por coisas desonradas”. Em seguida, o estreante disse que deseja amar os colegas de Parlamento “da mesma maneira que ama a Deus”.

Convidou os demais deputados a arregaçarem as mangas, “de preferência, com elegância, claro.” Disse que, se os deputados fizerem “política com bondade, Brasília nunca mais será a mesma e nem o Brasil.” Difícil será encontrar bondade numa Casa que tem sido generosa na produção de maldades.

Nenhum comentário: