Páginas

quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Aquecimento global - Maravilha ameaçada


As mudanças climáticas decorrentes da ação humana podem deixar a temperatura média do Brasil até 4º C mais quente, até 2100, o que provocaria um avanço de até meio metro do Oceano Atlântico, colocando em risco cerca de 42 milhões de brasileiros que vivem em zonas costeiras, revelou ontem o Ministério do Meio Ambiente (MMA). O alerta é resultado de oito projetos de pesquisa sobre Mudanças Climáticas e seus Efeitos sobre a Biodiversidade Brasileira, uma série de estudos encomendada em 2004.
Segundo um dos relatórios, desenvolvido pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Climáticas (Inpe), a cidade do Rio de Janeiro seria a mais vulnerável à elevação do nível do mar. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o estudo servirá para traçar novas diretrizes nas políticas públicas no setor.

“Eu advogo para que se faça um plano de prevenção e combate ao desmatamento no nível nacional, como foi feito na Amazônia. Ou nós entramos num novo processo civilizatório ou então vai ser muito difícil conviver com esses efeitos”, afirmou a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

Segundo José Marengo, que coordenou uma das pesquisas, a temperatura média do ar no País pode chegar a 28,9º C neste século – atualmente, ela está em 24,9º C. Na Amazônia, o aumento da temperatura poderia chegar, no cenário mais pessimista analisado pelos cientistas, a 8º C.

Mais

Nenhum comentário: