Páginas

sábado, fevereiro 17, 2007

Relatório - 421 foram cassados desde 2000 por compra de votos

Relatório divulgado ontem pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral mostra que 421 políticos foram cassados em todo o País por compra de votos nas últimas três eleições – 2000, 2002 e 2004. A eleição de 2006 não consta no relatório – os processos ainda estão sob julgamento na Justiça Eleitoral.

De acordo com o relatório, Minas Gerais é o Estado com o maior número de políticos cassados por compra de votos, com 47 cassações. No Distrito Federal e no Espírito Santo, apenas uma cassação foi registrada, o menor número, segundo o levantamento.

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) faz parte do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral e integrou a coleta de assinaturas para o projeto de lei que culminou com a punição à compra de votos.

O relatório foi apresentado na audiência realizada na sede do Conselho Federal da OAB. O encontro teve a presença do presidente nacional da Ordem, Cezar Britto, da secretária executiva do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, Suylan Midlej, do presidente da ABMPE (Associação Brasileira dos Magistrados, Procuradores e Promotores Eleitorais), juiz Márlon Jacinto Reis, e do representante da Comissão Brasileira de Justiça e Paz, Gilberto Souza.

* No estado de Goiás 24 foram cassados.



Nenhum comentário: