Páginas

sexta-feira, outubro 05, 2007

623 foram cassados por corrupção


São Paulo - De 2000 até 2007, a Justiça Eleitoral cassou 623 mandatos políticos em todas as Unidades da Federação, por meio de processos que investigavam corrupção eleitoral. O levantamento foi divulgado ontem pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE).

Entre os políticos cassados, aparecem dois governadores. Ainda de acordo com o levantamento, o ex-governador Mão Santa, do Piauí (PMDB), cassado em 2001, não foi incluído na pesquisa porque sua reeleição ocorreu em 1998, quando a Lei nº 9840, que combate a corrupção eleitoral, ainda não estava em vigor.

Entre as legendas políticas, lidera a lista o Democratas (ex-PFL) com 69 cassações, ou 20,4% do total. O PMDB aparece na seqüência com 66 casos, seguido pelo PSDB com 58 mandatos cassados. Por regiões, onde houve mais cassações foi em Minas Gerais, com 71 políticos atingidos (11,39% do total). Em seguida aparecem nas primeiras colocações do ranking os Estados do Rio Grande do Norte, com 60 cassações; São Paulo (55) e Bahia, logo atrás, com 54 casos.

Recursos

No levantamento, foram considerados cassados mesmo os políticos que ainda se encontram nos cargos com recursos de liminar. As medidas, diz o MCCE, não modificam a decisão anterior, “apenas suspendem a sua execução até que se aprecie o recurso”. Portanto, diz a entidade, mesmo estando formalmente no exercício dos cargos eletivos, muitos aguardam apenas um pronunciamento final da Justiça para deixá-los. Com isso, os dados referentes às eleições de 2004 e 2006 podem sofrer alteração.. (Agência Estado)

Nenhum comentário: