Páginas

quarta-feira, outubro 17, 2007

Mundo - Lula propõe livre-comércio com África do Sul e Índia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva propôs nesta quarta-feira (17) a criação de um acordo trilateral de livre-comércio que inclua as nações do Mercosul, a África do Sul e a Índia. O anúncio foi feito em Johanesburgo, da 2ª Cúpula do Foro de Diálogo Índia-Brasil-África do Sul (Ibas).

Segundo o presidente, esse grupo criará a maior área de livre-comércio do mundo. "Será um grande espaço econômico do Sul", acrescentou.

Durante a abertura da cúpula, o presidente brasileiro insistiu na necessidade de as três nações manterem uma cooperação cada dia mais estreita. Para isso, Lula afirmou que tentará atrair os outros integrantes do Mercosul para assinar acordos comerciais com os dois países.

O presidente pediu que Mbeki faça o mesmo com os países da União Aduaneira da África Austral (SACU, que reúne África do Sul, Botsuana, Lesoto, Namíbia, Suazilândia), esforço ao qual a Índia se uniria individualmente. Segundo Lula, esse espaço econômico reuniria 1,5 bilhão de pessoas e mais de US$ 2 bilhões de Produto Interno Bruto (PIB).

À tarde, ele se reúne com o presidente indiano, Thabo Mbeki. Em pauta, entre outros assuntos, está a análise das relações políticas entre as duas nações e as possibilidades de expansão do intercâmbio comercial.

Fonte: do DM Online, com informações da EFE

Nenhum comentário: