Páginas

domingo, outubro 21, 2007

Celulares com banda larga chegam ao Brasil em 2008

da agência estado,
de brasília

Os cerca de 22 milhões de brasileiros que têm celular pós-pago, aqueles que gastam mais com a conta telefônica e os que já usam o celular para outros serviços, além do simples telefonema, são o principal alvo das operadoras para os novos celulares de terceira geração (3G). A nova tecnologia, com capacidade de acesso à internet em banda larga sem fio, chega definitiva ao Brasil em 2008.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já deu a largada para a venda de 44 licenças de 3G no País. Nesta terça-feira será publicado o edital com regras do leilão, previsto para 18 de dezembro. Serão 11 áreas de atuação e em cada uma a Anatel quer quatro empresas oferecendo os serviços.

A nova tecnologia também estará disponível para quem usa celular pré-pago, mas a tendência é de que esse tipo de cliente faça adesão à 3G mais adiante, quando os preços estiverem mais acessíveis.

O presidente da Associação Nacional das Operadoras Celulares (Acel), Ércio Zilli, acredita que, a princípio, os clientes em potencial venham do mercado corporativo, como executivos de grandes empresas. “Eles precisam de acesso mais rápido à internet”, argumenta.

O presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, deputado Júlio Semeghini (PSDB-SP), acha que de início a 3G vai alcançar também o cliente pessoa física, disseminando-o primeiramente entre as classes com maior poder aquisitivo.

Nenhum comentário: