Páginas

sexta-feira, outubro 05, 2007

Record volta a cutucar Globo, que responde em nota

Segue a guerra de nervos entre Record e Globo. Na noite de segunda-feira (1), a emissora do auto-intitulado bispo Edir Macedo levou ao ar, no Jornal da Record, um editorial com fortes ataques à concorrente (assista).

Citando notícia veiculada aqui no blog no último sábado (27), a Record referiu-se a encontros que o vice-presidente de Relações Institucionais da Globo, Evandro Guimarães, manteve com autoridades do governo, dias antes do lançamento da Record News. Para a Globo, a rival comete uma ilegalidade. Passou a controlar duas geradoras de TV numa mesma cidade, São Paulo, o que seria vedado por lei.

Além de contestar a informação, o editorial da Record esmerou-se nos ataques à Globo. A frase final do texto dá uma idéia do timbre geral: "O monopólio da informação é um câncer para o Brasil." A Globo reagiu com a divulgação de uma nota. Classifica o editorial de “ataque leviano”. E, a certa altura, deixa antever que, de fato, não exclui a hipótese de representar contra a Record News: “Neste caso, estamos apenas acompanhando a interpretação da legislação para avaliar nossas opções no futuro”.

Essa briga, como se vê, promete. Resta saber se o governo, representado na inauguração do novo canal da Record pelo próprio Lula, vai tomar partido. A Globo, a julgar pelo conteúdo de sua nota, acha que sim: “Os poderes constituídos da República têm isenção e independência para agirem por livre iniciativa.”

Nenhum comentário: