Páginas

sexta-feira, outubro 19, 2007

Pedrinho Abrão desmente Marconi e Demóstenes

Após tomar depoimento do ex-deputado federal Pedrinho Abrão, em Goiânia, sobre suposto esquema de espionagem contra os senadores Demóstenes Torres (DEM) e Marconi Perillo (PSDB), o corregedor do Senado, senador Romeu Tuma (PTB-SP), afirmou ontem que a versão de Abrão contém contradições. O senador, que veio a Goiânia acompanhado de um escrivão da Polícia Federal, gravou cerca de 4 horas de depoimento do ex-deputado, que negou ter tratado com Francisco Escórcio, ex-assessor do presidente licenciado do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), sobre qualquer tipo de ação contra os dois senadores. Ontem, Tuma entregou cópias da gravação para Demóstenes e Marconi para que tenham conhecimento da versão apresentada por Abrão.

“Pedrinho confirmou reunião com o advogado Heli Dourado e com Escórcio, mas negou que tivesse conversado sobre espionar Demóstenes e Marconi”, afirmou Tuma ao Diário da Manhã. O depoimento foi tomado em duas etapas. A primeira, a partir das 21 horas, no hangar da Voar, empresa do próprio Abrão e local onde supostamente seriam instaladas as câmeras para flagrar os senadores goianos usando jatinhos particulares. Depois, foram a um hotel da Capital, o qual Tuma diz não lembrar o nome, e estenderam até a uma hora de ontem a conversa no restaurante do estabelecimento.

Para o senador, Abrão caiu em contradição em alguns pontos do depoimento, dando diferentes versões para os mesmos fatos e contradizendo declarações anteriores. “Ele já chegou a negar que tivesse se reunido com Escórcio no escritório do Heli, mas desta vez ele manteve a versão de que houve a reunião, mas disse que não trataram de nenhum assunto relativo ao Senado”, conta o petebista. “A cópia da fita que passei para Marconi e Demóstenes é para que possam ver até onde vai a verdade do que Pedrinho Abrão disse. Os senadores conversaram com ele em outras ocasiões, podem comparar o que ele me disse com o que escutaram anteriormente”.

Tuma convidou o ex-deputado a prestar depoimento na Corregedoria do Senado, mas Abrão declinou do convite. Disse que aceitaria prestar outros depoimentos, mas em Goiânia. O senador conta que também irá procurar o advogado Heli Dourado, que intermediou o encontro entre Abrão e Escórcio, para ouvir sua versão. “Vamos cruzar os depoimentos e descobrir até onde estão falando a verdade.”

Nenhum comentário: