Páginas

quarta-feira, outubro 17, 2007

PMDB vai a Justiça reaver mandatos

Cerca de 30 dos 246 prefeitos em Goiás trocaram de partido neste ano, especialmente no início deste mês. A movimentação beneficiou o PP do governador Alcides Rodrigues, que ganhou 15 prefeitos. O PMDB, maior partido de oposição no Estado, perdeu seis prefeitos e ganhou dois. No PT não houve mudanças. O partido com maior número de prefeitos, o PSDB, ganhou quatro chefes de Executivo e perdeu um, para o PP.

“O PP cresceu mais por ser o partido do governador e porque não havia jurisprudência firmada com relação à mudança de prefeito”, diz o presidente da legenda, ex-deputado federal Sérgio Caiado. Os que aderiram ao partido vieram em sua maioria de agremiações aliadas, mas há casos de filiação oriunda do PMDB, como os prefeitos de Itumbiara, São Miguel do Araguaia e Hidrolina. Segundo Sérgio Caiado, presidente regional do PP, o partido não vai tentar reconquistar mandatos de prefeitos que deixaram a sigla, mesmo com a decisão favorável do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a questão.

Após contabilizar suas perdas nas prefeituras é que o PMDB deve definir se vai reclamar na Justiça as vagas dos eleitos pelo partido, informa Kid Neto, integrante do diretório regional. O presidente do PSDB, Antônio Faleiros, diz que o partido ainda mantém o maior número de prefeitos filiados (91). Faleiros acha que, com a decisão do TSE, a tendência dos prefeitos será voltar ao partido de origem.

Terminou na segunda-feira o prazo para os partidos entregarem aos cartórios a lista completa e atualizada de seus filiados. O documento vai servir para comprovar o domicílio eleitoral dos candidatos às eleições de 2008.

Nenhum comentário: