Páginas

quinta-feira, outubro 25, 2007

Senador Canedo - Prefeitura investe na qualidade de vida

Os espaços urbanos de convivência têm um papel fundamental na garantia da qualidade de vida de uma comunidade, na promoção do lazer, da cultura e do esporte. Para investir nesta promoção social a Prefeitura Municipal de Senador Canedo tem realizado obras de construção e revitalização de praças em toda cidade.

Para a comunidade foram construídas e revitalizadas cerca de 20 praças, espalhadas por todas as regiões da cidade. Estima-se que até o final do ano de 2008 ainda sejam construídas mais dez praças que, além de proporcionar lazer, serão responsáveis pela valorização dos imóveis a sua volta.

As áreas públicas de convivência contam com jardins, composto por plantas ornamentais de pequeno porte e arbustos, pista de caminhada e parquinho infantil; em algumas estão sendo instalados equipamentos de ginástica de uso coletivo. Dentre as praças mais importantes da cidade destaca-se a Praça Criativa. O local já foi palco de vários shows e eventos e diariamente o espaço é usado para a prática de esportes e a realização do projeto “Academia ao ar livre”, que disponibiliza diariamente ginástica gratuitamente para a comunidade com orientação profissional.

Regularmente, tanto as praças como os canteiros, recebem manutenção feita por funcionários do Departamento Municipal de Parques e Jardins. São feitos serviços de jardinagem e manutenção predial. De acordo com o coordenador do departamento Itamar Gonçalves, esse serviço é necessário, porém a participação da população na conservação das praças é importante, já que os espaços são públicos, uma alternativa para lazer e prática esportiva.

Depredação: O mau uso dos espaços públicos

A Prefeitura Municipal de Senador tem gastado altos valores com recuperação de praças que estão sendo depredadas por vândalos e por mau uso. Como é o caso da praça do setor Anuar Auad, que se quer foi inaugurada, mas já foi depredada tendo que ser trocado duas vezes o parquinho infantil, custo que possibilitaria até a construção de uma outra praça para comunidade.

Segundo a Legislação Brasileira a dano ao patrimônio público é classificado como Dano Qualificado, previsto no artigo 163 do Código Penal, que prevê detenção de seis meses a três anos de detenção, além de multa.

As praças, canteiros e espaços públicos deixam à cidade de Senador Canedo mais bonita, a revitalização destes espaços contribuiu para imagem moderna e dinâmica de um dos municípios que mais crescem economicamente e em qualidade de vida. O apóio da população, como cita o coordenador do Departamento de Parques e Jardins, Itamar Gonçalves é essencial porque o espaço público é de uso de todo o cidadão, qual todos são responsáveis.

Fonte: www.senadorcanedo.go.gov.br

Nenhum comentário: