Páginas

segunda-feira, outubro 15, 2007

Iris lidera corrida ao Paço


Levantamento Serpes/O POPULAR mostra prefeito
com 43,6% das intenções de voto para a prefeitura
de Goiânia. Sandes Jr. vem em segundo, com 9,8%

A menos de um ano da sucessão municipal, o prefeito Iris Rezende (PMDB) é o líder isolado da corrida ao Paço Municipal, mas não tem vitória garantida no primeiro turno. É o que mostra a primeira pesquisa Serpes/O POPULAR para a Prefeitura de Goiânia, realizada nos dias 6 e 7 (veja quadro). O peemedebista aparece com 43,6% das intenções na pesquisa estimulada, seguido bem atrás pelo deputado federal Sandes Júnior (PP), com 9,8%, e pelo presidente da Agência Goiana de Turismo (Agetur), Barbosa Neto (PSB), que aparece com 9,2% das citações.

O desempenho do prefeito está no limite da vitória no primeiro turno e dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 4,33 pontos porcentuais, para mais ou para menos. A soma dos índices dos adversários totaltiza 42,9% – 0,7 ponto porcentual a menos que o resultado alcançado pelo peemedebista. No cálculo dos votos válidos, em que são excluídos os votos brancos e nulos, Iris aparece com 50,4% das intenções. A pesquisa Serpes/O POPULAR entrevistou 512 moradores, em 32 bairros da capital.

Pela margem de erro da pesquisa, Barbosa e Sandes estão tecnicamente empados na segunda posição. O deputado federal Sandro Mabel (PR) aparece a seguir, com 5,3%, acompanhado pelo deputado estadual Humberto Aidar (PT), com 4,7%, e pela deputada federal Raquel Teixeira (PSDB), com 4,5%. A vereadora Marina Sant’Anna (PT) e o deputado federal João Campos (PSDB) têm 2,5% cada.

Os demais pré-candidatos para a Prefeitura de Goiânia aparecem embolados nas últimas posições. O deputado estadual Mauro Rubem (PT) tem 1,4% das intenções e o ex-presidente da Celg, José Paulo Loureiro (PSDB), tem 1,2%. Por último aparecem o pré-candidato do PSOL, Martiniano Cavalcante, com 1%, e o deputado federal Jovair Arantes (PTB), com 0,8% das intenções. Segundo a pesquisa, 8% dos entrevistados afirmaram que votariam em branco ou anulariam o voto e 5,7% não opinaram.

Faixas
O desempenho de Iris é melhor entre o eleitorado do sexo masculino, de 16 a 34 e mais de 60 anos de idade e com formação primária e fundamental. Sandes Júnior também aparece mais bem posicionado entre o eleitorado mais jovem e menos instruído, mas seu índice é maior entre as mulheres do que entre os homens. Barbosa, por outro lado, é preferido pelo goianiense mais velho e com ensino médio e superior.

O prefeito aparece com 51,7% das intenções entre os eleitores do sexo masculino e 36,6% do sexo feminino. O peemedebista obteve 45,4% das citações entre os eleitores de 16 a 24 anos de idade e 45,1% entre aqueles de 25 a 34 anos. Atinge o maior índice, 46,4%, no eleitado com mais de 60 anos. Na divisão por escolaridade, o prefeito aparece com, respectivamente, 45,9% e 45,1% das intenções entre os eleitores com ensino primário e fundamental.

Sandes é citado por 12% dos eleitores do sexo femino, 7,2% do sexo masculino e por 13,9% dos entrevistados entre 16 a 24 anos de idade. Na divisão por escolaridade, tem 12,3% das intenções dos eleitores com ensino fundamental. Barbosa aparece com 10,3% das citações entre os eleitores de 45 a 59 anos e 16,1% – seu melhor índice – entre aqueles com mais de 60 anos. Na estratificação por nível de instrução, aparece com 10,3% dos entrevistados com ensino médio e 9,8% com ensino superior.

Espontânea
O eleitor goianiense lembra de até 15 pré-candidatos para a disputa do ano que vem pela Prefeitura de Goiânia, mostra a modalidade espontânea da pesquisa Serpes/O POPULAR, realizada dias 6 e 7. Mais uma vez, o prefeito Iris Rezende (PMDB) lidera o levantamento, com 32,8% das intenções, mas não vence a corrida no primeiro turno. Os demais pré-candidatos citados aparecem empatados tecnicamente – a margem de erro é de 4,33 pontos porcentuais.

O ex-prefeito Nion Albernaz (PSDB), que comandou a Prefeitura por três vezes, e o presidente da Agetur, Barbosa Neto (PSB), aparecem com 2,3% e 2,1% das citações, respectivamente. São seguidos pelos deputados federais Pedro Wilson (PT), também ex-prefeito de Goiânia, e Sandes Júnior (PP), que aparecem, nessa ordem, com 1,6% e 1,4% das intenções. Os outros dez nomes citados somam 2,8% das intenções. Segundo a pesquisa, 52,5% dos entrevistados não opinaram e 4,5% afirmaram que votariam em branco ou anulariam o voto.


Fonte: O Popular

Nenhum comentário: